A reabilitação oral, também chamada de reabilitação dentária ou reabilitação bucal, é feita primeiramente com um dentista, que avaliará a necessidade de tratamentos com especialidades específicas, como as mencionadas no tópico anterior.
Dessa forma, o dentista vai analisar seus dentes, sua gengiva e toda a sua estrutura óssea, considerando se há correções possíveis relacionadas à mastigação, à estética e à saúde. Para isso, ele pedirá alguns exames, o que inclui os mais específicos de imagem como raio-X e tomografia da parte rosto e moldes das arcadas dentárias.
Mas, além disso, pode ser necessário fazer alguns exames clínicos mais gerais (o periodontista e o implantodontista, por exemplo, podem requerer hemograma completo, coagulograma, glicemia, avaliação de vitaminas, enzimas, entre outros). Essas análises são essenciais para identificar qualquer problema no organismo que possa influenciar o tratamento.
Um sorriso bonito é o desejo de muita gente. Além de alegria, um belo sorriso pode falar muito sobre a saúde bucal. Mas quando a falta de um ou mais dentes interfere no sorrir, uma das formas de voltar a fazê-lo é através de estratégias de Reabilitação Oral que podem ajudar com problemas bucais, devolvendo a estética de um sorriso bonito e saudável.
A reabilitação oral é uma especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento das ausências dentais nas mais diversas formas, sempre em conjunto com as demais especialidades odontológicas. O objetivo é buscar a solução completa por meio de várias alternativas de planejamentos indicadas para cada paciente.
A reabilitação oral faz parte da dentística, e consiste em um tratamento cujo objetivo é corrigir problemas das estruturas da cavidade bucal – sejam dentárias, gengivais ou ósseas -, recuperando a sua funcionalidade e estética.
Dependendo do problema a tratar e observando que se utiliza um protocolo individualizado, é necessário um acompanhamento com um profissional dentista que irá planejar quais as técnicas que serão usadas e o cronograma do tratamento.
A reabilitação oral, por se tratar de uma vasta gama de problemas, exige a combinação de várias especialidades como:
Ortodontia – para falhas de posicionamento dos dentes;
Periodontologia – para problemas na gengiva e nos ossos;
Implantologia – para colocação de próteses, se necessário, bem como para reabilitação com implantes dentários;
Endodontia – para problemas relacionados a nervos, o que inclui tratamento de canais ou raspagem, por exemplo.
Esse tratamento pode ser feito por qualquer paciente que apresenta dificuldades funcionais como problemas de mastigação, fala e até mesmo respiração e que também apresentam insatisfação com a estética do sorriso. Pacientes com sensibilidade, desgastes, dentes manchados e problemas estruturais também recebem a indicação para iniciar a reabilitação oral.
Em geral, a reabilitação oral é indicada para pacientes que apresentam as seguintes condições:
Para iniciar a reabilitação oral, o dentista irá indicar as principais especialidades que participarão do tratamento. Além disso, ele também poderá solicitar exames complementares para analisar de forma completa como está a saúde do paciente e se ele poderá realizar alguns procedimentos mais invasivos, se forem necessários.
O tratamento de reabilitação oral é realizado por uma equipe multidisciplinar, incluindo especialistas em prótese, implantodontia, endodontia, periodontia e ortodontia. O tratamento é personalizado para cada paciente e pode incluir procedimentos como:
Sendo assim, o número e o tipo de procedimentos realizados como parte da reabilitação oral variam de acordo com as necessidades específicas de cada paciente.
Porta de entrada ao corpo, a boca deve ser o primeiro cuidado de uma pessoa saudável. Recobrar a liberdade de sorrir sem insatisfação com os dentes é um dos maiores motivos que levam um paciente a procurar por tratamentos odontológicos. Mas existem outros benefícios que devemos considerar.
Como os métodos de reabilitação oral restauram o funcionamento da boca em sua totalidade, eliminando constrangimentos, dores ou desconfortos ao falar ou comer, o paciente têm os efeitos positivos na recuperação de funções importantes, como na fala e mastigação. Além do mais, como volta a conseguir mastigar os alimentos corretamente, o processo digestivo também é beneficiado.
Além dos benefícios funcionais, os tratamentos utilizados também contribuem para promover uma maior harmonia facial, alcançando um aspecto rejuvenescido, e conseguindo um sorriso que se enquadra melhor na arquitetura do rosto.
Agende um horário para saber mais sobre como podemos te ajudar.