Diversas causas podem levar à perda ou à necessidade de extrair um dente e esse processo pode levar a muitos problemas que atingem não só a saúde como a vida social, e afetar profundamente o emocional do paciente. Mas é importante ressaltar que a falta de um dente prejudica muito mais do que a beleza do sorriso: Reabsorção óssea, movimentação dos dentes saudáveis, falha na mastigação são alguns dos fatores que a falta de um elemento pode trazer.
Um dos melhores tratamentos para devolver a aparência e função dos dentes perdidos é o implante dentário. Sua função primordial é devolver a saúde bucal através dos dentes fixos na boca, fazendo com que os dentes voltem a trabalhar de forma saudável e que proporcionem segurança à mastigação.
Mas saiba que, independente de como você perdeu seu dente, é possível resolver de uma forma muito segura. A implantodontia proporciona uma série de benefícios aos pacientes, que passam a mastigar e falar melhor, além dos ganhos estéticos, que trazem melhora na autoestima.
A perda de um dente, mesmo que seja apenas um, pode gerar impactos para todo o conjunto dentário, prejudicando a mastigação e a saúde bucal. Por isso, é importante fazer o tratamento com o tipo de implante dentário mais adequado à sua necessidade.
Os implantes dentários são uma alternativa segura e eficaz para a substituição da raiz do dente. Eles são feitos de titânio, um material nobre e biocompatível que se integra ao osso maxilar ou mandibular. Por isso, o nosso organismo consegue reconhecer e se acostumar ao novo elemento sem gerar rejeição. Os implantes são então usados como suporte para próteses dentárias fixas ou removíveis.
A estrutura consiste em três partes: o parafuso, ou pino, inserido por meio de cirurgia; o pilar com a finalidade de conexão entre as partes; e a coroa dentária, confeccionada em laboratório de prótese.
Os implantes dentários são importantes por uma série de razões, incluindo:
Além desses benefícios, os implantes dentários também podem ajudar a prevenir a perda de osso alveolar, que é o osso que sustenta os dentes. A perda de dentes pode levar à reabsorção óssea, causando problemas estéticos e funcionais.
De modo geral, sim! Temos algumas exceções, mas em geral qualquer pessoa pode passar pelo procedimento. Desde que a pessoa esteja saudável e não tenha nenhuma contra indicação médica, por exemplo um diabetes alto ou um paciente hipertenso com pressão descontrolada, ela está apta para realizar um implante dentário. Dessa maneira, qualquer indivíduo que já tenha a estrutura óssea totalmente desenvolvida pode fazer o procedimento e voltar a sorrir com segurança.
O importante é que o paciente que quiser colocar implante precisa apresentar boas condições de saúde bucal. Para isso, é importante que o dentista faça uma avaliação cuidadosa para detectar possíveis inflamações ou cáries. A gengiva também precisa estar em perfeitas condições para sustentar o implante de forma adequada. Por isso, o dentista deve avaliar e tratar possíveis infecções como gengivite ou periodontite. Feito o tratamento, os implantes podem ser colocados sem problemas.
O tempo total de tratamento para um implante dentário pode variar de acordo com o tipo de implante, a qualidade do osso e a saúde bucal do paciente, porém em geral, as etapas para a realização do implante dentário são as seguintes:
Primeira consulta: O paciente deve consultar um dentista especialista em implantodontia para uma avaliação inicial. Nessa consulta, o dentista irá avaliar a saúde bucal do paciente, a qualidade do osso e o planejamento do tratamento.
Avaliação clínica e planejamento: Após a avaliação inicial, o dentista irá elaborar um plano de tratamento personalizado para o paciente. Esse plano irá incluir o tipo de implante a ser utilizado, o número de implantes necessários e o tipo de prótese a ser instalada.
Cirurgia de Implante: A cirurgia de implante é realizada sob anestesia local ou geral. O dentista irá fazer um pequeno furo na gengiva para inserir o implante no osso.
Período de cicatrização: Após a cirurgia, o implante irá se integrar ao osso. Esse processo, chamado de osseointegração, leva cerca de 3 a 6 meses.
Cimentação da prótese: Após a osseointegração, o dentista irá cimentar a prótese no implante.
A fase final consiste na instalação das coroas protéticas confeccionadas por laboratórios especializados. Depois que os novos dentes forem instalados, será necessário acompanhar a adaptação do paciente de forma detalhada. É importante saber que visitas ao dentista devem ser periódicas.
Os cuidados pós-procedimento de implante dentário são essenciais para garantir uma cicatrização adequada e evitar complicações. Os principais cuidados são:
Outros cuidados que podem ser recomendados pelo seu dentista incluem:
É importante seguir todas as orientações do seu dentista para garantir uma recuperação tranquila e bem-sucedida.
Sim, você pode fazer tudo como se fosse um dente natural após o implante dentário. Após o período de recuperação, que varia de acordo com o tipo de implante, você poderá mastigar, falar e sorrir normalmente. Você também poderá fazer atividades que exigem força, como praticar esportes ou tocar instrumentos musicais.
No entanto, é importante seguir as orientações do seu dentista para garantir a saúde e a longevidade do seu implante. Isso inclui:
Com o cuidado adequado, você poderá aproveitar os benefícios do seu implante dentário por muitos anos.
O resgaste do sorriso devolve para a pessoa muitas coisas que ela nem imaginava que poderia alcançar: novos relacionamentos, uma vida mais plena e feliz.
Agende um horário para saber mais sobre como podemos te ajudar.