Tratamento de Canal: Evite a Perda de Seu Dente

Nossos dentes são formados por várias camadas, desde a mais superficial – chamada de esmalte – ate a interna, conhecida por polpa dentária. A polpa é um tecido vascular responsável por alimentar o dente na fase de desenvolvimento. É ela quem produz a dentina, substância que compõe boa parte dos nossos dentes.

Após o período de formação, a polpa continua dentro dos dentes e pode fazer soar um importante sinal de alerta quando começa a doer: essa manifestação indica que pode haver inflamação, dano ou até infecção no interior do dente.

Cuidar desse dente que “dói” é a função do tratamento conhecido por “canal”, uma especialidade da endodontia. Nele o dentista retira a polpa dentária que está doente para que o dente possa continuar existindo. É comum ouvirmos histórias de pessoas mais velhas dizendo que o dente doía e foi extraído. Muitas precisaram recorrer a próteses para minimizar a falta desse dente (ou mesmo dos dentes). Pois bem, com a evolução tecnológica – e o tratamento de canal – isso já não acontece mais. Retira-se a polpa com problema e mantém-se o dente cumprindo sua tarefa de mastigação e também estética.

O tratamento é indicado nos casos em que a polpa está infectada, danificada ou mesmo morta. E isso pode acontecer por diversas causas como cáries profundas, dentes quebrados ou traumas nos dentes (mesmo mais antigos). Com critério, o dentista remove a estrutura doente e preenche para que não fiquem espaços vazios.

 

Como Funciona?

 

O primeiro passo é a consulta com o dentista. Ele fará a avaliação do caso para definir a melhor conduta. Exames de raio-x são realizados para saber exatamente como está a estrutura interna do dente. Vencida essa etapa, todos os tratamentos começam com a abertura do dente, feita pela broca, e remoção da polpa. O espaço é devidamente limpo, desinfectado e preparado para receber o preenchimento. Para ter certeza de que tudo foi de fato eliminado, o dentista tira radiografias pois, se ficar algum tecido infectado, as bactérias podem rapidamente se multiplicar e recomeçar a infecção.

Quando é possível, o preenchimento com cimento odontológico é feita no mesmo dia. Em alguns casos é preciso voltar ao consultório para concluir esse processo (em 1 ou mais dias), nesses casos o dentista coloca uma restauração temporária no local para proteger o dente em tratamento. Quando a estrutura do dente apresenta fraturas ou desgastes, ele é restaurado.

Após o tratamento de canal Londrina, o dente pode permanecer no saudável na boca por toda a vida. Mas é importante lembrar que isso depende muito dos hábitos do paciente. Como todos os outros dentes, ele está suscetível a cáries e uma boa higiene bucal é fundamental.

 

Sinais de Alerta

 

  • Presença de pus na gengiva
  • Sensibilidade a alimentos quentes ou frio
  • Dor aguda e latejante no dente
  • Inchaço e dor ao toque
  • Dor constante tipo pressão
  • Cárie profunda que atingiu a polpa do dente (nem sempre há dor)
  • Infecção ou abcesso que se desenvolveu no interior do dente ou na ponta da raiz
  • Dano ou trauma ao dente

 

Por que Tratar?

 

Quando a polpa está doente é preciso intervenção precoce. A evolução de uma infecção leva à formação de pus. É quando as dores se intensificam e o paciente pode até perder o dente e o osso que está próximo a ele por conta da infecção. O tratamento de canal resolve o problema com alto índice de sucesso, assim, os dentes restaurados podem durar a vida toda quando tratados adequadamente.

Dentre os muitos mitos que envolvem o tratamento de canal está a afirmação de que ele enfraquece os dente, o que não é verdade. O dente já está enfraquecido por conta da polpa doente. O que ocorre é que com a retirada dela o dente tende a ficar mais frágil e quebradiço. Na hora de finalizar o tratamento o dentista opta por usar uma coroa e/ou fazer uma restauração no dente para deixá-lo mais protegido. O objetivo maior sempre será a preservação do dente.

 

É Possível Tratar Dente de Leite com Canal?

 

Sim, apesar de causar estranheza em muitos pais, o tratamento de canal Londrina pode ser feito em dentes de leite. E vale lembrar que não é porque eles vão cair que não mereçam cuidados especiais! É por isso que muitas crianças acabam necessitando do tratamento de canal, por conta da má higienização dentária combinada a alimentos ricos em açúcar. Nem sempre é fácil convencer as crianças a escovar os dentes após cada refeição; cabe aos pais ficar atentos a esse comportamento e identificar quando a não escovação pode levar a problemas. Em caso de bebês o cuidado é redobrado. Sempre que possível, evite alimentos com muito açúcar, inimigos do dente saudável.

A necessidade do tratamento de canal em crianças é avaliada caso a caso. Ele é indicado em circunstâncias como má formação de dentina ou esmalte, trauma, fratura e infecção por cárie. Como nos adultos, quando antes a intervenção do especialista for feita, melhor será o resultado e menor a perda. A presença de abscesso já é um sinal de que há infecção por bactérias no local.

Como a polpa dentária é a responsável pelo desenvolvimento do dente, muitas vezes o dentista opta por retirar apenas a parte doente em crianças, mantendo parte da estrutura para que o dente siga o seu crescimento.

 

Algumas Doenças Exigem Cuidados

 

Como o tratamento de canal Londrina é cirúrgico, é preciso prestar atenção à saúde do paciente. Quem tem diabetes só pode se submeter ao procedimento se ela estiver controlada. Pacientes cardíacos também necessitam de atenção especial. Em geral é indicado o uso de antibioticoterapia profilática para prevenir que bactérias possam cair na corrente sanguínea e levar a doenças como endocardite.
Pacientes com reumatismo infeccioso também precisam usar antibióticos de forma preventiva.

É sempre importante alertar o seu dentista sobre doenças crônicas e medicamentos usados de forma contínua. Eles podem interferir diretamente prejudicando não apenas o tratamento como a própria saúde do paciente.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://claudioromagnoli.com.br/wp-content/uploads/2019/10/claudio-romagnoli-dentista-londrina-clinica-hall-background-2.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}
Open chat