Gengivite: Como Pode Ser Tratada

Gengiva

 

Gengiva é o tecido epitelial que constitui parte da mucosa bucal. É formada por tecido fibroso coberto por mucosa. Está firmemente presa aos processos alveolares da maxila e mandíbula e aos colos dos dentes.

Ela é rósea, pontilhada e queratinizada. Sua mucosa alveolar (gengiva livre) é, normalmente, vermelho-brilhante e não queratinizada.

A maior parte dos problemas nas gengivas está ligada diretamente à má higienização
Quando não se escova bem os dentes, a boca fica muito mais propícia à formação de placa bacteriana. Este composto de bactérias, associado aos restos de alimentos, libera substâncias tóxicas para as gengivas, causando inflamações, como a gengivite.

A gengivite é causada pela má higienização bucal. As bactérias transformam os restos de alimentos em substâncias tóxicas à gengiva.

 

O que é Gengivite e Quais são seus Estágios?

 

Gengivite é uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar. É este que envolve e segura os dentes. É causada pela placa bacteriana ou biofilme dental, uma película incolor e pegajosa que se forma continuamente nos dentes. Se não for removida diariamente por meio da escovação e do uso do fio dental, a placa bacteriana pode se formar e as bactérias nela contidas poderão infeccionar não apenas a gengiva e a região ao redor dos dentes, mas acabarão por atingir o tecido abaixo da gengiva e o osso que suporta os dentes. Isto pode fazer com que os dentes fiquem abalados, caiam ou tenham que ser removidos pelo dentista.

 

São três os estágios da gengivite:

 

Gengivite

Este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover esta placa, ela produzirá toxinas (venenos) que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite Londrina. Você pode notar algum sangramento durante a escovação e o uso do fio dental. Neste primeiro estágio da doença, o dano pode ser revertido, desde que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes no lugar não tenham sido atingidos.

 

Gengivite Periodontite

Neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa em casa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores.

 

Gengivite Periodontite Avançada

Neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou móveis. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.

 

Como Saber se Tenho Gengivite?

 

A gengivite pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre os adultos. Se for detectada no seu estágio inicial, a gengivite pode ser revertida – portanto, visite seu dentista se notar qualquer um dos seguintes sintomas:

 

  • Gengivas vermelhas, intumescidas ou inchadas, ou flácidas
  • Gengivas que sangram durante a escovação ou o uso do fio dental
  • Dentes que parecem mais longos devido à retração da gengiva
  • Gengivas que se separam ou se afastam dos dentes, criando uma bolsa
  • Mudanças na forma como seus dentes se encaixam quando você morde
  • Secreção de pus ao redor dos dentes e na bolsa gengival
  • Mau hálito constante ou gosto ruim na boca.

 

Como é Tratada a Gengivite?

 

Os primeiros estágios da gengivite, de modo geral, podem ser revertidos por meio da escovação e do uso de fio dental corretos. Uma boa saúde bucal ajudará a evitar que a placa se forme.

Uma limpeza profissional pelo seu dentista ou higienista é a única forma de remover a placa que se formou e endureceu, formando o tártaro. Seu dentista fará a limpeza ou raspagem de seus dentes para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva. Se o seu problema for muito sério, pode-se realizar um procedimento para aplainar a raiz nas suas partes mais profundas. Este procedimento ajuda a suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando o endurecimento da placa bacteriana.

Com consultas regulares, o estágio inicial da doença pode ser tratado antes que se torne um problema muito mais sério. Se seu problema for mais grave, será necessário fazer um tratamento no consultório dentário.

 

O que é Tártaro?

 

Tártaro, as vezes também chamado de cálculo, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. Além disso, o tártaro dá à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode levar a problemas mais sérios como as cáries e gengivite. O tártaro não só prejudica a saúde dos seus dentes e gengivas, mas também é um problema estético. Substância porosa, o tártaro absorve as manchas com mais facilidade. Assim, para aquelas pessoas que fumam ou tomam chá ou café, é ainda mais importante que evitem a formação do tártaro.

O tártaro ameaça a saúde da boca, tornando seu sorriso menos atraente.

Depois de formado, só o dentista pode retirar o tártaro dos dentes.

 

Como Saber se Tenho Tártaro?

 

Ao contrário da placa bacteriana que é uma película incolor, o tártaro é uma formação mineral facilmente visível, se estiver acima do nível da gengiva. O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival. Só o dentista pode diagnosticar e remover o tártaro.

 

Como Evitar a Formação do Tártaro?

 

Somente a escovação correta, especialmente se feita com a ajuda de um creme dental antitártaro e o uso do fio dental podem reduzir a formação da placa bacteriana e do tártaro. Depois de formado, só o dentista pode retirar o tártaro dos dentes. O processo de retirada do tártaro, feito com instrumentos especiais, é conhecido como raspagem.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://claudioromagnoli.com.br/wp-content/uploads/2019/10/claudio-romagnoli-dentista-londrina-clinica-hall-background-2.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}
Open chat