Dor de Cabeça: O Problema Pode Estar na ATM

Quando vem aquela dor de cabeça a primeira coisa que fazemos é tomar analgésicos atrás de analgésicos. Por vezes é preciso correr até mesmo para o pronto-socorro em busca de auxílio: a dor não passa. Quem sofre do problema com frequência acrescenta a essa rotina visitas a consultórios médicos, mas não encontra solução, a dor volta. A boa notícia é que quando nada disso faz efeito ainda há uma luz no fim do túnel: o dentista!

Desconhecida da boa parte da população, a articulação temporomandibular (ATM) pode ser a causa do sofrimento. Para quem não conhece, essa articulação é aquela que liga a mandíbula ao crânio, perto dos ouvidos, e tem como função permitir que a boca faça o movimento de abrir e fechar. Quando a abrimos bem, sentimos esse movimento (coloque os dedos na lateral do rosto na parte debaixo dos ouvidos que você vai perceber a articulação trabalhando).

Quando ela não está funcionando em harmonia, provoca as dores intensas na cabeça que atormentam tantas pessoas. E várias são as causas da dor ligada à ATM: encaixe inadequado dos dentes (má oclusão), estresse e ansiedade, bruxismo (ato de ranger os dentes), briquismo (ato de apertar os dentes) e uso de próteses (pontes móveis ou dentaduras) antigas.

Quem tem mania de apertar os dentes, principalmente durante o sono, é um candidato forte às dores de cabeça por desvios da ATM Londrina. Na prática, essa ação vai desgastando os dentes e isso leva ao mau posicionamento dos ossos – eles passam a pressionar a base do crânio e por isso vem a dor de cabeça.

Outro fato muito comum que leva às dores é quando os ossos da mandíbula e do crânio se encontram sem proteção. Em um funcionamento saudável, um disco faz a proteção entre essas duas estruturas, quando ele sai do lugar, o atrito acontece e, com ele, a dor.

 

A Dor

 

Problemas na ATM Podem Ser a Causa de Dor de CabeçaQuando a dor é provocada por alguma alteração da ATM, ela é localizada na lateral da cabeça (de 1 ou dos 2 lados) e é aguda, podendo se estender para a região do pescoço, ombros e costas. Estalos na articulação, dificuldade para abrir a boca, cansaço ao mastigar, dores no ouvido e zumbido também são sintomas de que a dor é provocada pela articulação temporomandibular. Já aquela dor latejante, acompanhada de náuseas e intolerância à luz não é característica da dor da ATM e sim de quem sofre de enxaqueca.

Há três tipos de classificação para os desvios de ATM, sendo que a pessoa pode ter mais de uma delas. A forma mais comum é a dor miogênica: há um desconforto ou dor nos músculos da mastigação, podendo também atingir os músculos do pescoço e ombro. Quando o problema está no disco articular (aquele que fica entre a mandíbula e o crânio) leva o nome de desarranjos internos da ATM Londrina e pode incluir lesão nessa articulação. A última classificação está ligada ás doenças degenerativas, como a artrite.

 

Em Harmonia

 

O trabalho saudável da ATM envolve vários grupos musculares, ligamentos, articulações e ossos. Já as arcadas dentárias são as responsáveis pela abertura e fechamento da mandíbula de forma harmônica. Se um desses elementos não cumprir com sua função, começa-se a ter um desvio na articulação, a “máquina” deixa de rodar suavemente e, ao “emperrar”, causa dor de cabeça.

O tratamento pode incluir desde o uso de placas entre os dentes e aparelhos ortodônticos até cirurgias (mais raramente) e fisioterapia. O objetivo e fazer com que o paciente tenha uma boa oclusão dentária que permita que as estruturas da ATM funcionem de maneira saudável. O dentista é o profissional mais recomendado para indicar o melhor tratamento. Se não for tratado, o desvio da ATM pode se intensificar, gerando transtorno, dor e incômodo para o paciente.

 

Importante!

 

Nem sempre o desvio da ATM apresenta dor. Se você tem algum dos outros sintomas citados – como estalos, zumbidos ou dificuldade de mastigar – procure um especialista. Agora se a sua dor de cabeça não encontrar “explicação”, a resposta pode estar no consultório odontológico. Aí é a hora de buscar o profissional adequado para dar um fim à caixa de remédios e restabelecer uma vida saudável e feliz.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://claudioromagnoli.com.br/wp-content/uploads/2019/10/claudio-romagnoli-dentista-londrina-clinica-hall-background-2.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}
Open chat